Segunda-feira, 7 de Maio de 2007

Um Sábado Diferente - Parte 5 (e última) - Biblioteca Joanina

Enquanto descansavamos na Escadaria da Universidade de Coimbra, apanhando os raios de sol de final de tarde, foi possível perceber quase sem querer, que a famosa Biblioteca Joanina estava de facto, aberta e com visitantes, algo que não é perceptível à primeira vista para os visitantes da Universidade.

Para os interessados, fica a informação que os bilhetes para os locais "visitáveis" (Sala dos Capelos e salas anexas, o Cárcere Académico e a Biblioteca Joanina) da Universidade de Coimbra, são comprados nas Instalações da Biblioteca Geral.

Embora já tivesse ideia do que ia encontrar, jamais imaginaria aquilo que ia realmente encontrar. Vamos começar pela entrada imponente no qual se destaca, no topo, o típico brasão com as quinas.

Biblioteca Joanina


De destacar que o edifício, foi construido de raiz para albergar a biblioteca universitária, cuja construção decorreu entre 1717 e 1725 sobre o antigo Cárcere do Paço Real, mais tarde, Cárcere Académico, actualmente visitável no piso inferior da Biblioteca. Assim, verificamos que toda a estrutura foi pensada tendo em consideração que o seu conteúdo seriam livros. Por isso, a escolha dos materiais foi criteriosa, desta forma, o edifício proporciona condições que permitem manter estável, durante todo o ano, a temperatura e a humidade. As paredes exteriores, com 2,11 centímetros de espessura, a porta de entrada feita em pau de teca (árvore asiática) e o interior forrado com um tipo de madeira que absorve a humidade excessiva, criam o ambiente ideal à conservação de todo o conteúdo bibliográfico que encontramos na Biblioteca Joanina.

Biblioteca Joanina


Outra curiosidade, que desconhecia por completo, é o facto de viver uma comunidade de morcegos na Biblioteca. Estranho? Talvez, mas a verdade é que esta comunidade, protege e permite a conservação dos livros, pois da sua alimentação fazem parte, precisamente os insectos, nomeadamente as traças, que são uma ameaça para os livros, e assim, conseguimos apreciar uma coexistência pacífica entre os livros e os morcegos.

Apreciável também é o engenhoso sistema de escadas, que podemos ver nos pisos superiores da Biblioteca. Ao invés de termos o sistema clássico de uma escada que corre todo o corredor, na Biblioteca Joanina, temos um sistema, que integra a escada na própria prateleira, como podemos confirmar na imagem que se segue.

Biblioteca Joanina


A Biblioteca, interiormente compõe-se de três salas que comunicam entre si através de arcos idênticos ao portal e integralmente revestidos de estantes, decorados a motivos chineses, todos eles diferentes e únicos (na primeira sala em contraste ouro sobre fundo verde, na segunda, ouro sobre fundo vermelho e na última ouro sobre fundo negro). Em cada um dos três tectos estão pintados motivos alusivos às artes e às ciências e, no centro, uma figura feminina simbolizando a Sapiência Divina.

Biblioteca Joanina


Toda a sua arquitectura envolve um retrato de D. João V que, colocado na parede do topo do edifício, na última sala, funciona como "ponto fuga" da biblioteca da Universidade de Coimbra, também chamada, noutros tempos, Casa da Livraria. A nave central da Joanina faz com que a sua estrutura se assemelhe à de uma capela, em que o retrato de D. João V ocupa o lugar do altar. A dourada moldura da tela imita uma cortina, que se abre para exibir, numa "esplendorosa composição alegórica", o rei.

Biblioteca Joanina


Quanto a números, a Bilioteca Joanina, reúne mais de 200 mil volumes, 40 mil dos quais no andar nobre, o único, dos três pisos do edifício, aberto ao público. Livros impressos, cosidos e encadernados (em couro) nas mais prestigiadas universidades da Europa, que, continuam hoje catalogados da mesma forma que o eram no século XVIII. Na primeira sala estão as ciências humanas; na segunda, as ciências naturais; e, na terceira sala (a do retrato), os volumes dedicados à teologia, ao direito canónico e às leis. Actualmente, os livros que podemos encontrar na Joanina, podem ser consultados por um qualquer investigador que justifique o seu pedido à Biblioteca Geral.

Uma última nota, para o senhor que estava naquele dia presente na Biblioteca. Infelizmente esquecemo-nos de lhe perguntar o nome, mas conseguiu que a visita se tornasse quase mágica. Embora a Biblioteca, não tenha visita guiada (tirando as marcações para grupos), efectivamente acabou por ser uma visita guiada, pois, o senhor que se auto-martirizou como um simples "pica-bilhetes", ele foi muito mais do que isso. Pareceu mesmo que havia uma empatia mística entre ele e a Biblioteca, afinal, aquela biblioteca é a vida dele e faz questão que as pessoas que visitam a Biblioteca, sintam o espaço.

Tivemos ainda o privilégio, de ver e tocar num dos livros que está na Biblioteca. Pelo menos, quero acreditar que se tratava do original. Falo das "Exéquias de D. João V", precisamente o Rei que mandou edificar a Biblioteca. Pelo menos, quero manter a magia que era mesmo o original...

Fica a sugestão da visita a este lugar mágico e já sabem, não tenham vergonha de contemplar e de questionar sobre o que estão a ver, vão ver que a visita será bem diferente...

Sites Relacionados:
Universidade de Coimbra
Universidade de Coimbra - Biblioteca Joanina
Câmara Municipal de Coimbra
Biblioteca Joanina na Wikipédia

Nota: As fotografias deste post, não são da minha autoria, uma vez que não são permitidas fotos, no interior da Biblioteca Joanina, regra que naturalmente respeitei.
publicado por Phil às 13:06
link do post | comentar |

Creative Commons License

|

Feeds RSS

Subscrever Feed


AddThis Feed Button

E-Mail

. Contacto E-Mail

Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
23
24
25
26
27
29
30

posts recentes

Adeus, Bom Ano Novo e Até...

Tudo o que começa...acaba...

Mais um breve regresso...

Breve regresso...

Pronto...já está!

Top10 das Geeks mais....Q...

Top10 das Geeks mais....Q...

Blogs do Sapo e o Flickr

Top10 das Geeks mais....Q...

Top10 das Geeks mais....Q...

Projectos

. Dr. MacPhil

Links

. 3 Grandes Portugueses

. 321 Dizpara

. A Tasca do Teixeira

. animeplanetateam

. Até ao Fim do Mundo

. Benjamim Silva

. Blogfólio

. Cineblog

. Cinemabox

. Confissões de uma Mulher de 30

. Corpo Dormente

. De Rerum Natura

. DesBlogueador de Conversa

. Dias Úteis

. Dottorato a Milano

. Edição Extra

. Espero bem que não...

. FotoWolfie

. Há Vida em Markl

. Jonasnuts

. Karlus

. Kriticinema

. Livros à Volta do Mundo

. Mente Positiva

. Menos um Carro

. O Outro Lado dos Comics

. Os Novos Pornógrafos

. Orange Clouds

. Salvo Erro

. Sapo Blogs

. Sedativo para a Mente...

. sixhat pirate parts

. Sokedih

. SUBURBE

. The Third Place

. Viciado em Cinema e TV

. WWE

. ZARP.blog

Podcasts

Feed RSS iTunes Feed RSS a MACacada

Feed RSS iTunes Feed RSS Apple Quick Tip of the Week

Feed RSS iTunes Feed RSS Blitzkrieg Bop

Feed RSS iTunes Feed RSS Caixilhos e Laminados

Feed RSS iTunes Feed RSS CommandN (H.264)

Feed RSS iTunes Feed RSS Cranky Geeks (H.264)

Feed RSS iTunes Feed RSS Diggnation

Feed RSS iTunes Feed RSS Diz que Disse

Feed RSS iTunes Feed RSS DL.TV (H.264)

Feed RSS iTunes Feed RSS duplo Impacto

Feed RSS iTunes Feed RSS Gear Media Tech

Feed RSS iTunes Feed RSS GeekBrief.tv

Feed RSS iTunes Feed RSS Gui Leite

Feed RSS iTunes Feed RSS Há Vida em Markl

Feed RSS iTunes Feed RSS iCali

Feed RSS iTunes Feed RSS Laboratolarilolela

Feed RSS iTunes Feed RSS lado B

Feed RSS iTunes Feed RSS Leo Laporte - The Tech Guy

Feed RSS iTunes Feed RSS Linha Avançada

Feed RSS iTunes Feed RSS Livro dos Porquês

Feed RSS iTunes Feed RSS MacBreak Weekly

Feed RSS iTunes Feed RSS net@nite

Feed RSS iTunes Feed RSS O Armário das Calças

Feed RSS iTunes Feed RSS O Horror Inominável

Feed RSS iTunes Feed RSS ptPodcast

Feed RSS iTunes Feed RSS Radio 538: Dance Department

Feed RSS iTunes Feed RSS Rocketboom

Feed RSS iTunes Feed RSS Salvo Erro: Snack TV

Feed RSS iTunes Feed RSS This Week in Tech

Feed RSS iTunes Feed RSS TSF - Pessoal e Transmissível

Feed RSS iTunes Feed RSS WebbAlert

Feed RSS iTunes Feed RSS Webnation

Feed RSS iTunes Feed RSS Windows Weekly

arquivos

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

pesquisar

 

Lifestyle

Hemingway Cascais

Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta

omniwear.com



Technorati - Blogs that link here



Creative Commons License
Phil's Mind Spot by Phil is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a Obras Derivadas 2.5 Portugal License.
Based on a work at philmindspot.blogs.sapo.pt.
badge