Sexta-feira, 20 de Julho de 2007

Plágio...mais um!

O conteúdo deste post, já começa a ser habitual nos últimos tempos. Um jornalista da Imprensa Escrita a plagiar conteúdo, ou então não e é só coincidência.

Alertado por mail da Siri, chegaram à minha "mesa de trabalho", dois links que falam sobre as propostas que a Ford tem recebido para a venda da Jaguar e da Land Rover.

O primeiro link é da CNBC: http://www.cnbc.com/id/19841581

O segundo link é do Diário Económico: http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/internacional/empresas/pt/desarrollo/1018379.html

A título de exemplo deixo-vos a introdução dos dois textos:

Texto CNBC:
"Ford Motor is expected to receive opening bids on Thursday for its Jaguar and Land Rover brands from a number of companies including private equity firms and other automakers, the New York Times reported on Thursday, citing people with direct knowledge of the situation."

Texto Diário Económico:
"A construtora automóvel norte-americana deverá receber propostas de compra pelas marcas Jaguar e Land Rover por um conjunto de interessados do que fazem parte fundos de investimento e outras construtoras, adianta a edição de hoje do ‘New York Times’ citado pela Reuters."

Se repararem, ao lerem a notícia "portuguesa", a CNBC, nunca é referenciada, apesar da cópia e tradução do textos, referindo que as fontes são o "New York Times" e a "Reuters", tal como na notícia original.

Quero acreditar que o senhor jornalista Tiago Figueiredo Silva, conseguirá muito mais do que isto e quero acreditar que o jornalismo em Portugal é muito mais do que um simples copy/paste e respectiva tradução para Português.

Até na blogoesfera, consigo ler milhares de artigos, com referências externas, mas pelo menos, os bloggers, têm o cuidado de citar e indicar qual a fonte, não se ficando pelo simples copy/paste que assistimos no exemplo que referenciei neste post.

Assim, meus amigos, não tenham dúvidas que cada vez mais, a blogesfera ganhará uma posição de destaque no universo da comunicação, tirando naturalmente algum relevo, nomeadamente à Imprensa Escrita, que está num tremenda crise.
publicado por Phil às 11:51
link |

Creative Commons License

De dottoratoamilano a 22 de Julho de 2007 às 13:38
Não consigo compreender o ânimo leve com que certos comentadores deste post levaram a situação. Principalmente por defenderem uma coisa que nem estava em causa, era basear as notícias nas agências noticiosas.
Acho que é mais ou menos claro o papel da Reuters/Lusa: grandes agências noticiosas que facilitam o trabalho aos outros jornalistas. Mas chegam? Não. Para isso, teríamos os jornais todos iguais em Portugal, por exemplo, com notícias todas iguaizinhas às da Lusa. A ideia não é escrever por palavras tuas, Carlinhos, para que não se perceba que a notícia vem da Lusa. A ideia é usar a notícia da Lusa para escrever um texto ainda melhor (e, obviamente, não se pode fazer copy paste).
Outra coisa foi o que fez o "jornalista" (aspas postas de propósito) do DE. Podia ele ter escrito a sua notícia BASEADO na notícia da Reuters (por exemplo, adaptando a notícia aos leitores e ao estilo do DE - não se tratando de disfarçar um "plágio"). O que ele fez foi agarra numa notícia de outro jornal, e traduzi-la! Como é possível que isto não escandalize ninguém toda a gente!?!?!
Uma coisa é fazer o que faz o Blitz: compra artigos da Rolling Stone (por exemplo) e traduz tudo (com referência no fim!!!). Outra é roubar artigos.
Comecemos todos a escrever crónicas nos jornais, traduzindo de outras estrangeiras (lembram-se da história?), comecemos a escrever teses com introduções teóricas copiadas de teses estrangeiras. Qual é o problema, não é?
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Feeds RSS

E-Mail

. Contacto E-Mail

Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
23
24
25
26
27
29
30

posts recentes

Adeus, Bom Ano Novo e Até...

Tudo o que começa...acaba...

Mais um breve regresso...

Breve regresso...

Pronto...já está!

Top10 das Geeks mais....Q...

Top10 das Geeks mais....Q...

Blogs do Sapo e o Flickr

Top10 das Geeks mais....Q...

Top10 das Geeks mais....Q...

Projectos

. Dr. MacPhil

Links

. 3 Grandes Portugueses

. 321 Dizpara

. A Tasca do Teixeira

. animeplanetateam

. Até ao Fim do Mundo

. Benjamim Silva

. Blogfólio

. Cineblog

. Cinemabox

. Confissões de uma Mulher de 30

. Corpo Dormente

. De Rerum Natura

. DesBlogueador de Conversa

. Dias Úteis

. Dottorato a Milano

. Edição Extra

. Espero bem que não...

. FotoWolfie

. Há Vida em Markl

. Jonasnuts

. Karlus

. Kriticinema

. Livros à Volta do Mundo

. Mente Positiva

. Menos um Carro

. O Outro Lado dos Comics

. Os Novos Pornógrafos

. Orange Clouds

. Salvo Erro

. Sapo Blogs

. Sedativo para a Mente...

. sixhat pirate parts

. Sokedih

. SUBURBE

. The Third Place

. Viciado em Cinema e TV

. WWE

. ZARP.blog

arquivos

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

pesquisar