Quinta-feira, 27 de Setembro de 2007
A Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M) solicitou à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR - Antiga DGV) a «suspensão imediata» da decisão de alterar o limite máximo de velocidade na Avenida Marechal Spínola de 50 para 80 quilómetros/hora???
E um dos argumentos defende que a medida servia para prevenir os atropelamentos????
Bom, eu sei que bebi uma caipirinha...mas, que eu saiba, uma caipirinha não bate assim tanto!!!
Vamos lá por partes...eu até posso concordar com os radares. Mas, ter um radar numa via RESERVADA DA VEÍCULOS AUTOMÓVEIS, definido para 50 quilómetros/hora???
Portanto, pelo que aprendi no código, este tipo de vias, não permite a circulação de peões. Logo, se existir algum problema será com o número insuficiente de passagens para peões naquela via.
E o comportamento dos peões? Não tem que ser penalizado? Li ontem, algures, sobre uma Carta de Direitos dos Peões. Espero que não se esqueçam de incluir os Deveres.
Mas, a verdadeira pérola está na frase do representante da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M), e que consiste neste brilhante conclusão:
"Será que o presidente da ANSR não sabe que os atropelamentos acima dos 50km/h são geralmente mortais e que, onde os radares foram instalados, a sinistralidade grave baixou 78 por cento?"
Portanto, o senhor que tirou esta brilhante conclusão, acha que numa via, onde nem sequer deviam passar peões (esqueceu-se dessa parte), os atropelamentos acima dos 50km/h são geralmente mortais. Então pergunto...qual será o efeito de um carro sobre um peão a 40 ou 45km/h numa via onde o peão não devia estar? Ou a 51km/h? E se for a 56km/h? Em bom rigor, são velocidades acima dos 50km/h.
De qualquer forma, tenho pena que os condutores portugueses, nem sequer tenham piedade em relação aos peões, em simples passadeiras no centro da cidade de Lisboa, portanto, não sejamos hipócritas. Como condutor e peão que sou, tenho queixas nos dois sentidos e a questão passa mesmo pela forma pouca cívica em que se vive actualmente. Logo, estamos perante um problema de base da nossa sociedade, sobretudo da portuguesa.
Se colocamos um radar a 80km/h, abusamos da sorte. Se é criada uma passagem para peões, passamos ao lado porque é mais demorado ir pela passagem e depois a culpa é dos condutores. Está verde para os peões, o condutor acha que tem sempre prioridade...e nunca mais acabava a lista...
Concluíndo, não sou nenhum exemplo de condutor de excelência, mas tento ao máximo respeitar a posição do peão. Um peão será sempre um ser humano e o carro, uma máquina potencialmente assassina.
Notas para os condutores:
- Quando a estrada tem 3 vias, a da direita também conta.
- Porque razão, nas ultrapassagens, mantém a mesma velocidade do carro que estão a ultrapassar?
- Os espelhos do carro são para usar.
- Se têm medo, posso dar uma novidade. São vocês que controlam o carro, não o contrário.
- Não se ponham com hesitações e sejam objectivos nas manobras.
- Os senhores dos Mercedes, BMW's, Audi's e companhia...se vão para a auto-estrada para andar a 100km/h, na via da esquerda...epá, o meu dá 120km/h, na via da direita. Portanto, o modelo do carro, não estabelece direitos adquiridos.
E por aqui me fico, com uma lista potencialmente interminável, mas com uma última dica para o pessoal do Chunning e Motards:
- Se vocês pensam que são os verdadeiros loucos da estrada, pode ser que um dia, tenham azar e vos apareça o mais inesperado maluco...
Pronto, agora podem começar...o link para os comentários é já aqui em baixo...
De Luis Matos a 27 de Setembro de 2007 às 01:58
para acrescentar:
- para a malta de fiat's unos e afins, n vale saltar da faixa da direita 70 km/h sem olhar ao espelho... obrigado.
De War a 27 de Setembro de 2007 às 11:20
Se a faixa da direita está livre, usem-na ffs! se ha coisa k detesto e ter de atravessar 3 faixas para ultrapassar um caramelo k vai a passear na faixa central sem k haja carro algum na faixa da direita ate k a vista alcance...
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